quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A CULPA NÃO É DELES!

Minha dor no Rio se refere aos maus tratos a que são submetidos muitos animais. Em especial os que são abandonados nas ruas por seus donos. Alguma deficiência e velhice são os principais argumentos dos que, inclusive por maldade, abandonam seus animais.


Eu os Vejo doentes pelas ruas, tratados como lixo, às vezes mortos por atropelamento. Cachorros, gatos, cavalos e aves são as vítimas que se revezam num macabro rodízio de carnes. Vejo isso especialmente sob o Viaduto Lobo Júnior (próximo a estação da Penha), por onde passo regularmente, e nos arredores de minha casa. Mas isso é um problema presente em todo o Rio de Janeiro. Por muitas vezes resgatei esses animais (sejam filhotes ou atacados por crianças “brincalhonas”) e tratei deles junto com minha mãe – e ajuda dos vizinhos. A maioria se lembrava das pessoas ou objetos que os feriram. Alguns apresentam marcas de maus tratos. Mas nem sempre conseguimos salvar suas vidas, conseguindo apenas traze-lhes conforto antes da morte. Os que sobreviveram ficaram conosco por anos ou ficaram com novas famílias para cuidar bem deles.


Esses animais em sua maioria, domésticos, contraem doenças porque não são vacinados. Isso só aumenta o risco de contaminação, tornando-se um problema de saúde pública ignorado. Por estarem sem rumo, acabam entrando em escolas, como acontecia muitas vezes nas que freqüentei, Tudo isso causava problemas, já que quando se sentem ameaçados, acabam atacando inocentes ou se machucando. É decepcionante saber que o Governo não desenvolve programas suficientemente eficazes para cuidar desses animais, não procura recolhê-los, castrá-los e tentar achar famílias para eles. Na maioria das vezes, este trabalho fica a cargo de instituições independentes, que conta apenas com o trabalho voluntário.

Lúcia Lemos

4 comentários:

  1. Lamentavelmente, esse é um problema muito comum nos grandes centros urbanos, que poderia ser solucionado se não houvesse tanta negligência do governo quando se trata do tema.
    Graças a Lúcia e pessoas como ela, que problemas maiores sobre esse tema, são resolvidos. Também não podemos nos esquecer das ONG’s, como a Suípa, que acolhem esses animais e os encaminham a novos donos.
    Inclusive, numa pequena pesquisa realizada na internet, encontrei uma ONG chamada AnimaisSOS, que como a Suípa, acolhem e encaminham esses animais para novos lares. Aqui está o site da ONG: http://www.animaisos.org
    Enfim, se todo ser humano desse valor aos animais que, muitas vezes realmente não tem culpa, esse problema pode ir diminuindo e quem sabe um dia chegue a acabar.

    Stephane Soares
    Gabriel da Hora
    1004

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Lúcia, esse caso é bem complicado porque quando falamos de drogas ou violência estamos nos referindo a seres humanos que fazem escolhas erradas e tem a opção de fazer ou não fazer. Já quando nos referimos a maus tratos de animais ou abandono, temos que parar pra pensar e nos lembrar que os animais não tem ‘nenhuma’ escolha sobre os seus atos e sem falar que um animal é muito mais ingênuo do que o ser humano.
    O governo deveria fazer algum tipo de programa social para promover grupos de investigação com a intenção de procurar cachorros, gatos e outros animais que são maltratados pelo Brasil a fora e também poderia apoiar financeiramente esses grupos.
    Essas instituições poderiam tornar mais rigorosos os critérios para adoção, pois não são nem todas as pessoas que estão preparadas para cuidar de um animal!
    Em uma pesquisa feita nos EUA em 12 abrigos revela que a causa dos abandonos é porque os animais sujam a casa, são destrutivos fora de casa e etc. Essa pesquisa foi feita na Revista veterinária "Journal of Applied Animal Welfare Science”.

    Bruno Henrique
    Laissa Menezes
    Sabrina Nascimento
    1004

    ResponderExcluir
  3. Lúcia, também acho esta situação deplorável, vejo bastante esses maus tratos pela rua e sinto um grande aperto no coração ao ver esses animais nessas situações. Há pessoas que maltratam animais pelo simples prazer de maltratar e outras que adotam animais e não sabem tratá-los bem. É um ato de crueldade e covardia. Entendemos por maltratar: não dar carinho, não dar alimento, agredir, não tratar de suas doenças e não vacinar. Se a pessoa se propõe a cuidar de um animal, por que maltratá-lo? Maltratar animais é CRIME previsto no Artigo 32 da Lei Federal dos Crimes Ambientais 9.605/98, que prevê pena de reclusão de 3 meses a 1 ano. Não deixe mais que isso aconteça, proteste e denuncie caso veja esses maus tratos, aqui estão os contatos:
    - IBAMA - Linha Verde: 0800 61 8080
    - Disque Meio Ambiente: 0800 11 35 60
    - Corpo de Bombeiro: 193
    - Polícia Militar: 190
    - Ministério da Justiça: www.mj.gov.br

    Tenha as mesmas atitudes que João, morador de Pirassununga, que foi o escolhido para o “lata velha”, veja essa história encantadora. Dê uma olhada: http://tvglobo.caldeiraodohuck.globo.com/latavelha/2010/10/21/cachorrinhos-sao-as-atracoes-do-lata-velha-deste-sabado/

    -Veja esse vídeo. Vamos acabar com essa situação! http://www.youtube.com/watch?v=Ou5h7Aus3aY

    Diogo Velasco
    1004

    ResponderExcluir
  4. Apesar da dor da Lúcia ser alarmante, têm vários modos de resolução.
    Um deles seria aumentar o investimento em instituições e ONGS, como a Suipa, além do governo dar mais atenção a essa causa e perceber que nem sempre a culpa é do animal.
    As condições da Suipa estão tão precárias que uma vez a mãe do Thiago ligou para a lá para pedir asilo a um cão abandonado na frente da casa dele e a atendente do telefone PEDIU PARA A MÃE DO THIAGO PARA NÃO LEVAR O CÃO ATÉ LÁ.
    Mas não existe só a Suipa que ajuda animais abandonados, na pesquisa que nós fizemos, descobrimos varias outras instituições e ONGS que ajudam também os animais abandonados, como:
    Projeto Ahavá
    http://www.projetoahava.com.br/
    ONDAA
    http://www.ondaa.org/
    AdotaCão
    http://www.adotacao.com.br/
    APCA- (Associação de proteção aos cães abandonados)
    http://www.apca.org.pt/
    C.A.A.V. (Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu)
    http://www.alexandra-guerra.com/cantinho/
    Nós esperamos que essas outras instituições e ONGS tenham uma qualidade melhor que a Suipa.

    Thiago Lobato
    Claudio Luiz
    1004

    ResponderExcluir